O Projeto Sonora teve como objetivo divulgar o projeto Orquestrando Arte e promover momentos de confraternização entre os profissionais, crianças e colaboradores. A Orquestrando Arte é uma associação que desenvolve oficinas de artes integradas, como o ensino da música clássica e coral para crianças em situação de risco da periferia da cidade de Santa Maria.
A primeira atividade realizada do projeto, junto a instituição foi uma visita ao criadouro conservacionista São Brás, em comemoração ao dia das crianças. A visitação teve a participação de vinte e quatro crianças, seis professores responsáveis e duas guias que conduziram os grupos. A segunda ação foi realizada em parceria com o projeto Cerejeira, convidando o coral da associação a participar da festa de Halloween realizada no abrigo espírita Oscar José Pithan, promovendo um momento de interação e troca de experiências com os moradores do lar. A terceira ação realizada foi o dia do cinema, onde, no dia 1º de novembro, as crianças foram levadas ao cinema para assistir ao filme Festa no Céu, com o apoio do próprio cinema que forneceu as pipocas e refrigerantes. A quarta ação foi voltada aos participantes da associação, onde foi realizada uma festa de integração em que foi feito um lanche especial com salgadinhos, cachorro-quente e doces.
Visto que poucas pessoas tinham conhecimento sobre a associação, foi elaborado, também, uma identidade visual, a partir da criação da marca da Orquestrando Arte. Foram elaboradas peças publicitárias que foram veiculados nos veículos de comunicação da cidade, cujo conceito foi: Arte que transforma. Foi criada uma fanpage no Facebook para a associação, com o intuito de construir um canal de comunicação entre a Orquestrando Arte e a comunidade, integração essa, que foi realizada através de postagens, divulgando as ações e atividades da instituição, além de veicular pequenos documentários narrando a história de vida dos participantes do projeto. Um total de seis documentários veicularam com média de dois minutos de duração, com o objetivo de ressaltar a importância da associação na vida das crianças.
Foram criados spots de 15 e 30 segundos que foram ao ar na Rádio Gaúcha e na Rádio Unifra. Para a televisão, foi criado um filme publicitário institucional de 30 segundos, que foi veiculado na RBS TV e na TV UNIFRA. E, para os jornais foram criados anúncios para o Diário de Santa Maria que também apoiou o projeto. Devido à boa repercussão, o projeto movimentou curtidas, visitas, comentários e compartilhamentos na página do Facebook, além de ter sido exposto para 695.583 telespectadores em potencial, ouvido por cerca de 1066 ouvintes na rádio e ter atingido leitores de 22.000 unidades do jornal.
SLOGAN: Transforma realidades, cultiva talentos
ACADÊMICOS: Amanda Ribeiro, Caroline Kalil, Alexsandro Pedrollo e Eduarda Borin.