Search
Close this search box.
Search

Mãe de todas as perguntas

A conscientização sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) desempenha um papel crucial na promoção da saúde sexual e na prevenção de consequências adversas. Ao aumentar o entendimento sobre a transmissão, sintomas e métodos de proteção, a conscientização capacita as pessoas a tomarem decisões informadas sobre suas vidas.

A partir desse contexto, esse projeto foi realizado a partir de uma proposta da mestranda Josi Barreto Nunes, do Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil, que convidou os alunos de Publicidade a falarem sobre o tema  de DSTs para mulheres que haviam acabado de dar à luz. 

O projeto buscou responder a pergunta “Qual o melhor jeito de ficar segura na hora do sexo?”, dessa forma, ampliando o público inicialmente proposto, visando melhorar a qualidade de vida e saúde da população feminina. O foco principal então foi definido como mulheres de 18 a 25 anos da classe D, mas nunca perdendo de vista a questão da relevância ao tema para todos os públicos. 

Para isso, os alunos criaram a personagem Rita Simone, uma influenciadora alegre e divertida para falar no tema sem tabus, de forma a deixar o público mais à vontade  e trazer o conteúdo em um formato de fácil compreensão. Dessa forma, foi produzido conteúdo audiovisual sobre o tema, revisado pela enfermeira Josi Nunes. 

Também foi produzido um jogo de tabuleiro sobre as DSTs, de forma a trazer o conhecimento de uma forma lúdica. Três kits do jogo foram dados à ala feminina do Presídio Regional de Santa Maria, depois de passar pela aprovação da direção. Os jogos foram então usados pelas detentas, que gostaram muito da proposta. 

O projeto pode ser encontrado no Facebook Mãe de Todas as Perguntas e no Instagram @maedetodasasperguntas

Acadêmicos: Henrique Teixeira, Bruno Klein, Ricardo Acosta, Vitória Rodrigues, Marcelo Bevilacqua, João Paulo Antunes,  Gabriel Ávila, Sabrina Soares, Thaís Trindade, Milena Denardin, Nádia Schultz.

Atriz: Tayná Lopes Silva

Parceria: Josi Barreto Nunes (acadêmica do mestrado)

Deixe um comentário