O projeto Recriare foi criado e desenvolvido por universitários do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana. A escolha para a realização do projeto se deu entre os colegas que já haviam passado por casos de tratamento oncológico em suas famílias e que tinham afinidade em trabalhar com crianças. A ideia do projeto é quebrar o preconceito que as pessoas normalmente têm e mostrar que até mesmo crianças com câncer podem e devem se divertir.
A Turma do Ique foi o local escolhido para o desenvolvimento das atividades, que foram: oficina de slime (amoeba caseira), oficina de cookies (biscoitos com gotas de chocolate) e diversas recreações. Os encontros foram marcados por momentos de diversão e trocas de experiência com os responsáveis pelas crianças. A partir disso, foi observado como elas se sentiram importantes ao receberem atenção dos voluntários ao brincarem e interagirem. Nos encontros estabeleceu-se uma identificação e afinidade com as crianças, que procuravam saber mais sobre cada um dos estudantes.
O projeto estendeu-se ao longo de quatro quintas-feiras, entre 8h30 e 11h30, na sede da Turma do Ique, que se localiza na UFSM. Para tornar-se um voluntário é necessário levar os documentos de identificação e claro: muita vontade.
Curta a página do projeto no Facebook e Instagram: @projetorecriare
O projeto foi criado no segundo semestre de 2017 e realizado durante o primeiro semestre de 2018.
Acadêmicos
André Moreira, Bruna Birrer e Nadine Vieira