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Projeto PlayLibras: um gesto de inclusão

O Projeto Play Libras tem o intuito de melhorar a comunicação entre deficientes auditivos e ouvintes ao apresentar audiovisuais curtos de conversas cotidianas na Língua Brasileira de Sinais. As dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência auditiva na sociedade sensibilizaram os acadêmicos a procurar soluções que auxiliassem nesta questão. Ao refletir sobre a questão, perceberam que um dos fatores responsáveis pela dificuldade de comunicação com eles é a falta de compreensão da língua brasileira de sinais. Pouco estimulado, o aprendizado de Libras ficou à deriva na tecnologia. Assim, a equipe recorreu ao audiovisual para ensinar alguns termos necessários na convivência cotidiana. O projeto foi desenvolvido no segundo semestre de 2018, em parceria com a professora de Libras da Universidade Franciscana (Santa Maria, Rio Grande do Sul), Michele Quinhones Pereira, que constatou a falta de conteúdos relacionados à gestos locais na Língua Brasileira de Sinais do Rio Grande do Sul. Foram elaborados audiovisuais curtos com situações comuns aos universitários como atendimento na cantina e no xerox e divulgados nas redes sociais Instagram, Youtube e Facebook.

No Youtube e no Facebook obteve 215 curtidas e grande taxa de engajamento, além de um alcance de 2400 pessoas no vídeo de divulgação do projeto. Já no Instagram, captou 181 seguidores em menos de um mês, conseguiu cerca de 800 interações e mais de 200 contas alcançadas, sendo 49% do total dessas pessoas pertencentes ao público-alvo de estudantes universitários. Foram desenvolvidos dois tipos audiovisuais: um com diálogos completos e mais extensos e o PlayLibrasPocket que resumiu cada episódio com as palavras mais usadas, disponíveis nos destaques do Instagram. Assim, o Projeto PlayLibras contribuiu com a inclusão dos Portadores de Deficiência auditiva na sociedade.

ACADÊMICOS

Allan Groisman, Daniela Venturini Mundstock, Fernando Vieira, Gabriela Porporati Fassinato, Júlio Bisso Neto e Ludmila Almeida.

 

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