O projeto Nascer – Maternidade e orientação é resultado da união de esforços feita por alunos da disciplina de Comunitária do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana Renata Cardias, Liane Vellozo, Eduarda Mayora e Leandro Biazi, juntamente com o apoio da Farmacêutica e mestranda do programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana, Bianca Vendruscolo Bianchini e da Professora orientadora Patrícia Pasquali Dotto.
Através da motivação geradora de mudanças sociais, o projeto tem como objetivo dar visibilidade a um problema pouco discutido na sociedade e na rede pública de saúde, o uso de drogas lícitas e ilícitas durante a gestação. Este projeto tem como público alvo os profissionais da saúde que fazem o atendimento pré-natal no Sistema Único de Saúde- SUS.
A gestação é um momento especial na vida da mulher a qual mostra-se mais disposta a diminuir hábitos ou comportamentos os quais podem interferir na saúde do binômio mãe-bebê. Devido a isto, os profissionais da saúde precisam oferecer uma assistência qualificada a estas mulheres a fim de diagnosticar precocemente o uso de drogas, acolher e encaminhar, além de compreender suas realidades e conversar sobre os efeitos do uso para o feto.
O projeto propõe uma nova forma de abordagem do assunto, dando ênfase a importância dessa temática pelos profissionais de saúde nas consultas do pré-natal e como proceder diante estas situações. O tratamento humanizado e multidisciplinar pode salvar vidas e mudar contextos.
ACADÊMICOS
Eduarda Mayora, Renata Cardias, Liane Vellozo e Leandro Biazi.