O Projeto Converse foi voltado para um assunto de difícil abordagem: o suicídio. A cada dia que se passa torna-se mais alarmante o número de casos. Em busca de uma abordagem que fosse eficiente e, ao mesmo tempo, suave, os acadêmicos, em sua pesquisa, identificaram que uma das melhores formas de prevenir o suicídio é o diálogo. Então, o objetivo central do projeto foi incentivar as pessoas a conversarem, para assim prevenir situações limite.
A equipe procurou informações sobre a causa no Centro de Valorização da Vida – CVV, uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo oferecer apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail, chat e Skype 24 horas todos os dias.
Para a realização do projeto, foram feitas quatro intervenções que levavam um painel com a marca do projeto, para que mensagens fossem coladas em post-its e para que pudesse ser conversado abertamente sobre o assunto. A primeira ação foi na praça Saldanha Marinho, no dia 10 de setembro de 2016. A segunda no Royal Plaza Shopping, no dia 11 de setembro. A terceira no brick da Vila Belga, uma semana depois. E a última na Mostra das Profissões do Centro Universitário Fransciscano. Foi criada uma página no Facebook que publicou as fotos de cada ação.
O slogan da campanha é “uma conversa pode salvar uma vida”.
ACADÊMICOS
Eduarda Henker, Felipe Machado, Mariana Brutti e Matheus Lima