Search
Close this search box.
Search

Projeto Conexão Azul 

Em um mundo de descobertas e desafios, o autismo emerge como uma condição que merece atenção especial. Crianças ao redor do mundo têm suas jornadas moldadas por essa complexa condição neurológica, desafiando a sociedade a entender e oferecer suporte adequado.

A inclusão e a compreensão têm sido fundamentais na promoção de um ambiente acolhedor para crianças autistas. Educar a sociedade sobre o autismo e suas características singulares é um passo crucial para garantir que essas crianças sejam reconhecidas e respeitadas em sua diversidade. A conscientização sobre o autismo não se limita a abril, o Mês de Conscientização do Autismo, mas é uma jornada contínua que exige empatia e educação.

Por isso, os acadêmicos desenvolveram uma rede de parcerias que contou com o LabFem, os cursos de Fisioterapia e Psicologia da Universidade Franciscana, a gráfica Frade Express, a empresa Click, e o jornal Diário de Santa Maria. Dessa forma, foi possível realizar um evento, com o apoio do Shopping Praça Nova, que teve como objetivo fornecer um espaço inclusivo para interação infantil e conscientização sobre o autismo. 

O evento Conexão Azul ocorreu no dia 18 de junho de 2023, com o local sendo preparado com atividades de desenvolvimento social, cognitivo e motor. O espaço contava com estação para carimbar as mãos, brinquedos macios, espaços para desenho,cabine de fotos entre outros detalhes especialmente pensados para melhor acolher o público-alvo, nesse caso famílias com crianças autistas. 

As famílias conversaram com os acadêmicos sobre suas experiências, como o choque com o diagnóstico. Também houveram relatos sobre suas dificuldades no dia a dia, como falta de infraestrutura nas escolas, olhares tortos ao pegar filas, entre outras situações. 

O trabalho ganhou Ouro na categoria Campanha Social no 16° Prêmio Universitário de Publicidade UFN.

Acadêmicos: Caroline Flores, Fernanda Luz, Fernanda Silveira, Isadora Pilar, Mallu Rodrigues, Thaís Kuster, Vanessa Guasque e Vitória Cornel.

Deixe um comentário