Search
Close this search box.
Search

Projeto Aplauso

O Projeto Aplauso foi uma iniciativa que teve como objetivo aumentar a visibilidade da escola EMAET – Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan – de Santa Maria, que é uma das únicas escolas de artes pública do país. Embora seja de âmbito municipal, a comunidade local e o poder público não reconheciam a importância da escola. Com frequência o número de professores era insuficiente para suprir a demanda e o espaço físico disponível, na Casa de Cultura, não oferecia condições necessárias para uma escola de artes.

A EMAET conta com mais de trezentos alunos entre crianças, jovens e adultos e oferece cursos gratuitos de teatro, artes plásticas, violão, coral e malabares, nos períodos da manhã, tarde e noite.

O lançamento do projeto foi no dia 28 de março de 2015 na realização do evento “Arte na Praça”, em comemoração ao aniversário da instituição. A escola ofereceu oficinas de artes para o público que estava na praça Saldanha Marinho e fez uma caminhada pelo calçadão batendo palmas, representando o nome do projeto que é “Aplauso”.

As demais ações aconteceram na Feira do Livro de Santa Maria. Com o grupo Sarau Corpoesia, os alunos do teatro adulto-avançado apresentaram um sarau de poesia corporal, convidando a todos para manifestar sua poesia através do corpo.

Durante toda a feira, Os Sombrinhas, que eram alunos de iniciação de artes cênicas juvenil e adulto, realizaram intervenções teatrais.

Além disso, aconteceram duas sessões de fragmentos do espetáculo chamado Vãos.

Essa participação foi divulgada com cartazes e na internet, pela fanpage da instituição no facebook, com webcards. Também no facebook foram postados vídeos em que pessoas ligadas a área artística e cultural de Santa Maria davam seus depoimentos a favor da EMAET e faziam a pergunta: “ Eu aplaudo a EMAET e você?”.

Para ter um maior alcance e ajudar a difundir a EMAET, foi elaborado um spot e um VT institucional que veiculou na RBS TV de Santa Maria.

O projeto teve um retorno bastante favorável, visto que o grupo conseguiu duas chamadas para divulgar o projeto nos jornais locais, além de alcançar mais de 400 novas curtidas na página no Facebook.

ACADÊMICOS: Verônica, Marcos , Mariana, Francine

Deixe um comentário